Você está em: Página Principal  >   Nossa Essência >   Nossa História


Nossa História

A Ritmos do Coração nasceu de um impulso direcionado a promoção de inclusão, bem-estar, alegria, cuidados e trocas solidárias entre as pessoas.

Sua história teve início no ano de 2006. Nessa época, Viviane Rose Fowler – presidente da ONG - atuava como educadora no Projeto Talentos Especiais (ASSAOC-Associação dos Amigos das Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo) e em outras duas Instituições assistenciais realizando atividades musicais para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências diversas. Em sua prática, buscava desenvolver um trabalho diferenciado e cuidadoso, focado na pessoa e não na deficiência, utilizando os recursos de arte e da cultura como ferramentas para promover vivências que garantissem o exercício dos direitos sociais e culturais, assim como uma formação com vínculos e valores.

A inspiração surgiu enquanto fazia o percurso até o Jardim Aracati (periferia da zona sul de São Paulo), local da sede de uma das instituições onde atuava.

Durante o trajeto no ônibus, observava a paisagem enquanto refletia sobre o quanto a música e as artes impactavam os participantes criando laços, mobilizando capacidades e talentos contribuindo para o desenvolvimento de todos.

Sentindo-se muito motivada, fez mentalmente um comentário seguido de uma pergunta: "-Por que não ampliar práticas como essas em muitas outras Instituições, em várias localidades?”

Nesse instante, a resposta veio de forma clara e espontânea com as idéias tão bem estruturadas como se estivesse sendo ditado o que deveria ser feito.

Assim surgiu primeiramente a inspiração do nome: “Ritmos do Coração” e, na sequência, como deveria ser o modelo de atuação, a estrutura organizacional, o primeiro slogan e até mesmo um esboço da logomarca.

O ideal de fundação da Ritmos do Coração foi crescendo gradativamente, contagiando outras pessoas e, no início de 2009, um grupo de profissionais das áreas da saúde, artes, educação e lazer participou de um Programa de Desenvolvimento Organizacional conduzido pela consultora Sandra Quinteiro, no Instituto Ecosocial. No dia 29 de novembro de 2009, a organização se constituiu juridicamente.

"Muitos acontecimentos têm marcado a nossa história, que vem sendo construída por diversas pessoas de forma compartilhada. A cada dia, temos uma consciência maior sobre o nosso papel no mundo. Continuaremos participando ativamente do processo de transformação social desenvolvendo ações efetivas, criativas e inovadoras. Venha conosco e pulse junto nesse movimento!"

Viviane Rose Fowler
Presidente