Você está em: Página Principal  >  Notícias

Notícias

Artes e Transformação Social

18/02/21

A Ritmos tem o objetivo de contribuir efetivamente para a transformação social necessária à inclusão das pessoas com deficiência no campo artístico e cultura articulando ações e encontros que tragam a arte para a vida, rotina, e que se torne parte do pensamento e desejos de realização pessoal e profissional dessas pessoas.

Desde 2015, buscando engajar segmentos diversos fomentando o diálogo, o intercâmbio e a troca de ideias visando à criação de um programa significativo de desenvolvimento e difusão do trabalho artístico de pessoas com deficiência, dentro de uma concepção estética que entende a arte como conhecimento, prática, expressão e sensibilidade.

Em 2018, juntamente com parceiros, produtores culturais e artistas foi criado o Coletivo Mobilização Artística que busca incentivar a produção dos artistas com deficiência, ampliando a visibilidade de suas criações, expandindo o alcance geográfico de seu trabalho e fomentando a construção de um setor cultural mais inclusivo e acessível.

Visando ampliar ainda mais o movimento e incentivando a livre circulação de experiências criativas e ideias, a partir deste número, iremos divulgar em nossa newsletter, o trabalho de artistas talentosos e suas produções.

O meu nome é Davi Mendonça Cardoso (@davi_mc_azul.pra.mim), tenho 18 anos de idade e sou um jovem escritor e estudante. Sempre fui uma pessoa considerada com uma personalidade e comportamento diferente dos demais, e por isso a meus pais foram me mostrando aos poucos que eu era um Aspie, isto é, tinha sido diagnosticado com a chamada Síndrome de Asperger. No começo, estranhei e demorei para aceitar quem eu era de verdade, mas com o tempo eu descobri que a tal "Síndrome" de Asperger é célebre por ser "a síndrome que faz os gênios". Depois que descobri que indivíduos notáveis como Wolfgang Amadeus Mozart, Albert Einstein, Bill Gates e Greta Thunberg eram aspies, eu me senti uma pessoa grata por ter um dom que apenas esses escolhidos tem.

Desde sempre fui educado pelos meus pais a apreciar a arte da literatura, pela qual me apaixonei e decidi nela viver. Quanto à questão do autismo, minha mãe com o tempo foi despertando em mim também a vontade que ela tinha de fazer um projeto chamado "Azul pra Mim" voltado a essas pessoas e com o fim de incluí-las numa sociedade onde cada vez mais se vê a exclusão. “Azul” pelo fato de se referir àqueles que reúnem características do espectro autista (Asperger), cuja cor que os representa é azul. E o projeto iniciou como um selo literário com o lançamento do e-book "Pérolas Azuis – Palavras e artimanhas de um menino Asperger", que teve o prefácio escrito por mim.

Tais episódios são chamados de “pérolas” porque se referem às palavras e às ideias de quando eu era menino. Espero que vocês também se divirtem e se emocionem com as nossas histórias.

O livro está disponível para venda na plataforma Hotmart, no valor de R$9,90 através do link: https://go.hotmart.com/C44480035K